Quem está sempre por aqui já percebeu que eu amo bacalhau, aliás, me corrigindo: em casa NÓS somos apaixonados por bacalhau! Pois então, só tenho um probleminha. Todas as vezes que compro bacalhau pra fazer o marido quer sempre a mesma receita, aquele tradicional bacalhau a portuguesa com batatas, tomates, pimentões, cebola e azeitonas, que eu já publiquei aqui há um tempão atrás. Eu também acho o bacalhau tradicional delicioso, foi inclusive o primeiro que eu aprendi a fazer, mas como todo cozinheiro adora um desafio e uma novidade eu sou resistente em fazer sempre a mesma receita e fico tentando convencer o marido a provar outras variações. Desta vez eu coloquei na mão dele um livro LINDO (“Bacalhau da Noruega com Temperos Brasileiros”) que ganhei dos queridos do Bacalhau da Noruega e pedi que ele brincasse de restaurante e escolhesse a receita que quisesse e eu faria. Ele escolheu o Bacalhau a Gomes de Sá, feito com o bacalhau às lascas, muita cebola refogadinha, batatas em rodelas e ovos. E como a Páscoa está chegando sugiro que vocês pensem seriamente na possibilidade de trocar a mesma receita de sempre por uma receita diferente, que pode ser esta aqui, já que o resultado é mesmo maravilhoso, até marido se rendeu <3. Gente, preparar bacalhau é fácil, mais fácil do que a maioria das pessoas imagina, o importante é prestar atenção nas regrinhas de dessalga. Olha só como é fácil:
BACALHAU A GOMES DE SÁ – levemente adaptado do livro “Bacalhau da Noruega com Temperos Brasileiros”
(para 4 pessoas)
Ingredientes:
600g de bacalhau em postas (usei gadus morhua, mas pode ser ling, saithe ou zarbo) 3 cebolas grandes descascadas e cortadas em cubos 2 batatas grandes cozidas 2 ovos cozidos 2 colheres de sopa de azeitonas pretas (substituí por alcaparras) 6 dentes de alho (opcional) 1/2 xícara de chá de azeite 500ml de leite 1 colher de sopa de manteiga ervas secas a gosto pimenta moída a gosto sal a gostoModo de Preparo: Dessalgue as postas de bacalhau em água gelada por 3 dias na geladeira em recipiente tampado, trocando a água ao menos 3 vezes ao dia. (Tire AQUI as dúvidas sobre o dessalgue adequado para o tipo de bacalhau que estiver usando) No dia do preparo escorra toda a água da dessalga e num recipiente que possa ir ao forno de microondas coloque o bacalhau e regue com o leite. Se estiver usando o microondas cozinhe o bacalhau no leite por apenas 8 minutos e reserve. Se estiver usando o fogão cozinhe o bacalhau no leite por 15 minutos em fogo baixo sem deixar o leite ferver. Escorra o leite do bacalhau – você não usará mais o leite nesta receita, se quiser guarde-o para sopas e caldos – e com as costas de uma colher desmanche o bacalhau em lascas, deixando o peixe bem limpo de espinhas e pele.
Fatie as batatas já cozidas e forre o fundo de um refratário com elas. Refogue a cebola até amolecer na manteiga com 2 colheres de sopa do azeite. Tempere a cebola suavemente com sal e pimenta. Cubra as batatas com a cebola refogada e depois com as lascas de bacalhau.
Regue tudo com azeite, ervas secas, pimenta e distribua os dentes de alho com a casca entre as lascas. Leve ao forno pré-aquecido em 200º por 20 minutos, sendo que nos últimos 5 minutos o bacalhau deve ser retirado do forno, ser acrescido dos ovos fatiados e das alcaparras. Quando retirar o bacalhau do forno veja se é preciso regar com mais azeite. Sirva com arroz e salada.
E se você nunca cozinhou bacalhau antes, seja por inexperiência na cozinha, seja por receio de não conseguir acertar, aproveita e dá uma olhada neste post AQUI onde eu explico tudo direitinho sobre a dessalga do bacalhau, seu preparo e esclareço a polêmica questão sobre as espécies do pescado. Vale a leitura hein!
Bom Apetite!
Bi vc é demais (claro puxou mamis)!
Hahahaha mãe, não me deixa com vergonha :(
maravilha amo bacalhau tb farei essa receita com certeza para minhas crianças .obrigada fabiana. abraços
Olá Fabiana!
Fiz essa receita para o Domingo de Páscoa para toda família, fiz 3ks de bacalhau, eu simplesmente me apaixonei por essa receita!
Todo mundo também AMOU! Repetiram, repetiram, fiz marmitinha para todo mundo e sobrou um pouco para o jantar! Que receita deliciosa e mega fácil, o que foi um pouquinho trabalhoso foi tirar as espinhas e soltar os lombos em lascas, mas de resto, não tem segredo, é muito simples e deliciosa essa receita!
Pode ter certeza de que irei fazer mais vezes! Obrigada por compartilhar essa delícia com a gente!
Beijão querida!!
Elaine
Que bom que você gostou Elaine, sou suspeita pra falar bem desta receita pois aqui em casa amamos bacalhau!
Experimente as outras receitas de bacalhau, elas estão neste link aqui: http://wh623639.ispot.cc/category/bacalhau?s
Beijos
Pode esclarecer quais ervas secas devo usar nesta receita? Obg
As ervas secas da sua preferência. Com bacalhau eu gosto de tomilho e louro.
Pingback: 10 receitas de bacalhau à Gomes de Sá tradicionalmente deliciosas – Mari Carvalho