Batatinhas ao Murro com alho e óleo

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pois é gente, depois de mais de 20 dias viajando finalmente eu voltei! Passei por tantos lugares diferentes e contrastantes, tantos lugares lindos e inspiradores, comi tanta comida boa, tomei bons vinhos e voltei com as energias renovadas. Viajar é bom demais, mas depois de tanto tempo assim dá uma vontade de voltar pra casa, saudade da minha casa, das minhas panelas, do blog…Vou preparar uma matéria bem bacaninha sobre a viagem pra vocês pra contar e mostrar um pouco como a Califórnia é espetacular! Agora então as férias do blog estão oficialmente encerradas e a vida volta ao normal por aqui ;)

E vamos falar de receita porque é isso que interessa mesmo por aqui né?! Estas batatinhas ao murro com alho e óleo são um delicioso acompanhamento para carnes, aves e peixes. Eu costumo fazer muito aqui em casa, principalmente quando tem bacalhau!

Aprendi esta receita com uma tia que faz bacalhau divinamente e de todos os tipos, e depois de fazer tantas vezes acabei chegando à conclusão de que o segredo para que as batatinhas ao murro fiquem realmente perfeitas é cozinhá-las al dente antes e com a casca para somente depois esmagá-las e assá-las em fogo bem alto. Desta vez para dar mais uma incrementada resolvi chamuscar a superfície com o maçarico e adorei o resultado! Se você tiver um maçarico dando sopa por aí experimente finalizar a receita com ele.

BATATINHAS AO MURRO COM ALHO E ÓLEO

Ingredientes:

  • 1 kg de batatas bolinha com a casca e bem lavadas
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • 10 dentes de alho inteiros e com a casca
  • 1 ramo de alecrim inteiro
  • 1 ramo de tomilho inteiro
  • pimenta moída e sal a gosto

Modo de Preparo: Cozinhe as batatinhas em água abundante até que estejam al dente. Com as batatinhas ainda quentes esmurre uma a uma de modo que elas fiquem com a superfície achatada e algumas delas fiquem com pequenas “rachaduras” (esta é a melhor parte porque será nestas fendas que o tempero irá penetrar). Pre aqueça o forno em 220º por 10 minutos. Disponha as batatinhas esmurradas em uma assadeira ou refratário grande, regue com o azeite, polvilhe pimenta e sal. Esmague alguns dentes de alho com a casca e espalhe sobre as batatinhas. Distribua os dentes de alho restantes, cubra com os ramos de alecrim e tomilho e leve ao forno por 15 minutos, ou até que a superfície das batatinhas estejam douradas. Se quiser usar o maçarico basta direcionar a chama para as batatinhas e deixar que algumas delas fiquem com as pontinhas tostadas. Sirva quente.

Bom Apetite!

 

5 Comentários para “Batatinhas ao Murro com alho e óleo

    • Oi Claudia, obrigada! O meu maçarico é gringo, minha mãe me deu de presente uma vez que ela viajou e aqui não tem a mesma marca, mas sei que tem outras marcas boas. Dá uma olhadinha no site da Loja Pepper, eles sempre tem ótimos produtos por lá!
      Beijos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.