Bolinhos de Abóbora com Trigo

quinta-feira, 03 de dezembro de 2009

Bom, voltando às receitinhas light porque nem só de bolo pode viver um ser humano, ontem preparei estes lindos e saudáveis bolinhos de abóbora com trigo em casa. Tinha algumas abóboras vindas da fazenda (que minha avó colheu e enviou pra mim) dando sopa e eu olhava pra elas havia dias pensando que receita faria. Enfim o dia chegou e tive a idéia de fazer algo leve e ao mesmo tempo com muito sabor, porque ninguém merece fazer dieta comendo coisas brancas e sem graça. Os bolinhos ficaram deliciosos e agradou ao meu exigente avaliador, hahaha. Vou falar-lhes rapidamente sobre as propriedades da nossa querida abóbora: a abóbora é uma fruta (sim, isso mesmo!) com alto valor nutritivo, riquíssima em vitamina A, que é indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento. Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos. É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos. Portanto, temos motivos suficientes para amarmos nossa querida amiga abóbora, viram?
Ingredientes:
3 xícaras de chá de abóbora (cozida em água e uma pitada de sal) amassadas
1 e 1/2 xícara de chá de trigo para kibe hidratado
1 cebola média picada bem miudinho
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres de sopa de azeite (usei o azeite de Arbequina que ganhei do Azeites Borges – mui saboroso!)
3 colheres de sopa de hortelã fresca picada
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Sal a gosto (usei flor de sal)
3 colheres de sopa de farinha de rosca
Preparo: Em uma tigela junte a abóbora amassada, o trigo, a cebola, o alho, a canela e a hortelã. Misture bem. Acrescente o azeite, a farinha de rosca a pimenta e o sal. Misture novamente até formar uma massa mais para mole do que para dura. Faça bolas com a massa e coloque-as em uma assadeira antiaderente e leve em forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 30 minutos. Sirva com salada. Rende 15 bolinhos.
Dica: Se você tiver abóboras maduras em casa, conserve-as em geladeira. Desta forma elas podem durar de 3 a 4 meses.
Bom Apetite!

Fabiana Pinfildi

9 Comentários para “Bolinhos de Abóbora com Trigo

  1. Rachel, o azeite é de fato muito bom, vale a pena experimentar.
    Isa, obrigada pela visita.
    Respondendo á pergunta da Borboleta Africana, que postou sem querer na receita de omelete de forno, pode trocar o trigo para kibe (trigo moído grosseiramente) pelo bulgur sim, mas utilize o bulgur granulado se possível, ou se utilizar o grão maior deixe-o bem amolecido antes de preparar os bolinhos.

    Bjos

  2. Pessoal, eu fiz essa receita, mas me desculpe, nunca consigo seguir exatamente como é. Então fiz em formato de torta, forrei a forma com a massa ao invés de fazer bolinhos e coloquei uma camada de carne moída, para finalizar, a outra camada e assei, e ficou maravilhosa. Obs: achei muito mais saborosa depois de fria.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.