Ceviche de Salmão com Maracujá

quarta-feira, 06 de julho de 2016

Ceviche de Salmão com Maracujá_Blog Figos & Funghis

Aqui em casa nós amamos ceviche, eu mais ainda porque sou fã mesmo da comida peruana (não é à toa que já estive no Peru por duas vezes com a única missão de comer tudo o que conseguisse kkkk). Então, aí que apesar de estarmos em pleno inverno surgiu um sol gostoso, e dias bonitos me lembram pratos delicados, frescos, coloridos…

 

Vocês sabem que o ceviche é um prato em que o peixe é cozido no caldo do limão né? Então, o diferencial desta receita é que além do limão eu deixo o peixe marinar/cozinhar no maracujá, ambas frutas ácidas e por isso adequadas para este tipo de preparo. Eu gosto do ceviche naquele ponto em que os cubinhos ficam cozidos do lado de fora e crus por dentro, e dá para perceber isso quando o lado de fora fica levemente esbranquiçado e opaco, mas acho ideal porque é tempo suficiente para que o leite de tigre encharque a carne do peixe de sabor.

 

Outro motivo para eu amar ceviche além da delicia que é, é que ele tem pouquíssimas calorias e é perfeito para depois da prática de exercícios, já que é proteína pura. Como eu faço um baita esforço para me manter em uma alimentação bacaninha durante os dias da semana o ceviche acaba sendo figurinha fácil por aqui. Como faço bastante, para dar uma diversificada às vezes eu coloco cubos de avocado (aquele tipo de abacate menorzinho, sabe?), em outras coloco manga, e assim sempre sai um ceviche diferentão. Por isso mesmo é que já publiquei algumas versões diferentes de ceviche aqui no blog. Olivia também já aprendeu com os pais e adora ceviche, come até a cebola crua e não reclama…kkkk. Aprendi que paladar de criança é assim, precisa de treinamento para se acostumar a comer de tudo.

 

CEVICHE DE SALMÃO COM MARACUJÁ

(para 2 pessoas)

 

Ingredientes:

  • 400g de lombo de salmão fresco sem pele e sem espinhas
  • suco de 1 limão tahiti
  • polpa de 1 maracujá
  • 1 cebola roxa fatiada em meia lua
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e bem picada
  • 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado
  • sal a gosto
  • 6 pedras de gelo

 

Modo de Preparo: Deixe a cebola de molho em água fria por 10 minutos. Corte o peixe em cubos médios, nem muito grandes nem muito pequenos, do tamanho de um bocado. Coloque-os em uma tigela e cubra com o suco de limão, a polpa de maracujá e um pouco de sal. Junte os cubos de gelo e mexa com uma colher por alguns minutos, depois cubra e leve à geladeira por 15 minutos. Escorra a cebola e reserve. Tire o peixe temperado da geladeira, retire os cubos de gelo de dentro e junte a cebola, a pimenta e o coentro. Adicione mais sal se achar necessário. Sirva em seguida.

 

Dica esperta: Os cubos de gelo servem para manter o peixe bem fresco e gelado, além de acelerar o cozimento a frio. Aprendi este truquezinho lá no Peru, com um expert em ceviche de rua, os melhores que se pode achar por lá!

Não sei vocês, mas eu sou muito feliz com um bowlzinho de ceviche na mão :)

 

Beijo!

 

 

5 Comentários para “Ceviche de Salmão com Maracujá

  1. Ola.
    Pra que colocar gelo se eu posso colocar a bowl no refrigerador?
    Talvez o expert de rua nao tenha disponivel uma geladeira entao ele tem que usar este artificio (se posso assim dizer) de colocar gelo pra conservar o peixe. Mas nos em casa o gelo na bowl eh indispensavel e sem proposito, somente para aguar nosso prato, porque a agua sera absorvida pelo peixe.
    Outra coisa: para que usar dois elementos acido? (limao + maracuja). Um ou outro seria o ideal senao estaremos fazendo o mesmo ceviche de sempre.
    Nao estou criticando… so queria entender.
    Abcs,

    Silvio

    • Silvio, na verdade o uso do gelo na receita não é uma questão de ter ou não geladeira (talvez tenha nascido assim a receita, sabe-se lá), mas sim por ter algumas utilidades: a primeira delas é de fato manter sempre fresca a temperatura do peixe enquanto prepara-se o prato, depois porque o gelo (que são apenas 3 pedrinhas a cada 300g de peixe) ajuda com a sua baixa temperatura a “cozinhar” o peixe com o limão, e terceiro porque ajuda a formar o leite de tigre quando derrete.
      Já com relação ao uso de duas frutas ácidas este foi um toque meu pois adoro testar variações de ceviche, brincar com os temperos do leite de tigre. Eu mantive a mesma proporção de ácidos, mas em vez de utilizar somente limão utilizei 50% de poupa de maracujá fresco, e adorei o resultado pois ficou mais aromático. Também dá para mesclar com laranja, tangerina, abacaxi e até caju.
      Espero ter sanado suas dúvidas ;)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.