Conchiglioni Recheado com pastinha de Espinafre e Ervas

sexta-feira, 05 de fevereiro de 2010

(foto: Juliana Pinfildi)
 
A receita de hoje é uma sugestão de almoço para o seu final de semana. Trata-se de um conchiglioni muito fácil de fazer. Em casa adoramos almoçar massa nos finais de semana, já que são bem práticas e não necessitam de muitos acompanhamentos. Além disso, como durante a semana a dieta fala mais alto, final de semana pede pratinhos mais gordinhos e cremosos. Anotem aí então:
Ingredientes: (para 6 pessoas)
500g de massa tipo conchiglioni de trigo de grano duro
1 peça grande de ricota fresca
1 maço de espinafre lavado
1/2 xícara de creme de leite light ou creme de leite fresco
50g de queijo gorgonzola ou blue cheese
salsa fresca picada a gosto
alacrim a gosto
1 pitada de pimenta-do-reino
sal a gosto
Molho bechamel o quanto baste
queijo parmesão ralado para gratinar
 
Modo de Preparo: Em uma panela de cozinhar macarrão esquente a água e quando levantar fervura cozinhe a massa em um fiozinho de óleo de girassol ou canola com uma pitada de sal por aproximadamente 4 minutos. Retire e reserve. Retire todas as folhas do espinafre e despreze os talos (reutilize-os para fazer base de caldo de legumes se quiser). Pique as folhas e cozinhe no vapor durante 3 minutos. Desligue, tempere com pimenta, azeite e sal e reserve. Amasse a ricota com um garfo e misture o gosgonzola ralado em ralo grosso e o creme de leite. Junte o espinafre cozido e temperado. Misture bem para incorporar todos os ingredientes. Prove e dose o sal se precisar. Polvilhe salsa fresca picada e alecrim. Recheie todas as conchinhas de massa com este preparo de ricota e disponha em um refratário. Pré-aqueça o forno em 180°. Quando todas as conchinhas estiverem recheadas regue-as com molho bechamel até quase cobrí-las. Polvilhe queijo parmesão ralado. Cubra com papel alumínio ou papel manteiga. Leve ao forno por 10 minutos, retire o papel alumínio e asse por mais 10 minutos, ou até que perceba que o molho está borbulhando e o queijo parmesão bem douradinho.
 
Dica: Se você preferir utilize molho bechamel pronto. Há muitas marcas nos mercados, mas se quiser fazer em casa e não tiver uma boa receita, anote esta: Aqueça em uma frigideira 2 colheres de sopa de manteiga sem sal. Junte uma cebola pequena bem picadinha e mexa até dourar. Abaixe o fogo, some 1 xícara de chá de farinha de trigo e mexa bem até formar uma pasta. Acrescente leite integral (mais ou menos 1 copo) até que forme um molho bem encorpado. Não pare de mexer. Tempere com pimenta-do-reino, sal e noz-moscada (ralada na hora é sempre melhor). A textura do molho (mais denso ou mais líquido) dependerá da quantidade de leite que você colocar, portanto, vá pingando o leite aos poucos para não errar na medida.
 
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

20 Comentários para “Conchiglioni Recheado com pastinha de Espinafre e Ervas

  1. Fah!
    pra mim toda semana é dia de pratinhos gordinhos…=)
    Eu gosto muito de conchiglioni, aprendi comer com meu sogro…em Minas não temos esse hábito…:/
    Ah…não sabia o q estava perdendo, por isso não posso só deixar pro findi…:D
    E tão vegetariano…bão!!!
    Um bejim procê e prá dônJuliana quí a foto ficô buníidimáis, viu?!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.