Crumble de Maçã, Banana e Especiarias

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Depois que descobri a facilidade e a simplicidade de se fazer uma sobremesa tão deliciosa quanto as chamadas “crumbles” não parei mais. Ficam perfeitas para serem servidas com uma bola do seu sorvete preferido depois de um jantar para amigos ou simplesmente para ter um prazer bem docinho e leve quando bater a vontade de comer doces. As mulheres certamente me entenderão, há dias em que apenas um doce saboroso nos satisfaz, e este é sem dúvidas o caso das crumbles. Já falei sobre esta sobremesa em outra publicação, mas nesta receita de hoje eu usei ingredientes mais leves que pudessem torná-la uma sobremesa mais light do que as crumbles tradicionais. E deu certo, ficou muito gostosa, foi super fácil de fazer e em menos de 20 minutos eu tinha uma sobremesa linda e muito saborosa para comer com um sorvete de côco igualmente maravilhoso que tinha no freezer. Teste fazer esta sobremesa em um jantar e verá o semblante de agradecimento nas faces de seus convidados, é sucesso garantido, confiem!!!

Ingredientes (rende 8 porções individuais como estas da foto)
2 bananas nanicas maduras fatiadas
2 maçãs gala sem sementes cortadas em meias-luas finas
2 colheres de sopa de mel (usei de eucaliptos dessa vez, mas com mel de laranjeira também fica delicioso)
2 colheres de sopa de açúcar demerara orgânico (pode usar o açúcar mascavo se preferir)
suco de 1 limão tahiti
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de gengibre ralado
2 cravos

Para a cobertura
3 colheres de sopa de aveia em flocos graúdos
3 colheres de sopa de granola pronta com passas
3 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada e picada
8 castanhas-do-pará picadas ou moídas

Modo de Preparo
Em uma tigela coloque as maçãs cortadas e regue com o suco de limão e os cravos. Leve à geladeira por 1 hora para que a maçã absorva o suco de limão e o aroma dos cravos. Após o tempo de geladeira retire os cravos e junte à maçã as fatias de banana, o mel, a canela, metade do açúcar e o gengibre. Misture bem e distribua em 8 ramequins individuais que possam ir ao forno (ou mantenha em apenas uma tigela se preferir). Reserve. Inicie o preparo da cobertura misturando a manteiga picada aos flocos de aveia e à outra metade do açúcar demerara e misture bem até formar uma farofa. Distribua esta farofinha sobre a mistura de maçãs que estão no fundo dos ramequins e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 10 minutos. Passado esse tempo retire os ramequins do forno e cubra-os com a granola. Retorne ao forno e asse por mais 5 minutos. Desligue o forno, salpique castanhas picadas e sirva sozinho ou com sorvete.

Dica: Você pode fazer a base dos crumbles com outras frutas de sua preferência, basta usar a criatividade e ousar na mistura de sabores.
Tenho certeza que você conseguirá fazer lindas e saborosas crumbles.

Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

31 Comentários para “Crumble de Maçã, Banana e Especiarias

  1. Huumm!! Muito interessante mesmo! Eu já havia visto algo sobre "crumbles", mas confesso não ter me aprofundado! Que bom que vc colocou por aqui! É realmente uma sobremesa rápida de se fazer e com esse calor…aaaaffff….sorvete é tudo de bom!
    Beijos doces!

  2. Fazinha!
    Eu amo essas coisinhas crocantinhas e se tem maçã então…mió :)
    Óia que nunca fiz…e parece ser tão fácil, pelo menos do jeitin que insinô, né?!:}
    Tudo mto natural, gosto demais…e que lindo esse paninho xadrezinho…cê tá mto charmosa, viu?
    Ah!Se sobrar, guarda na geladeira?
    Um bejim procê e prá Juh que não tirou a foto hoje, né…:D

  3. Meninas, obrigada pelos comentários.
    Vini, o paninho eu ganhei da minha mãe, ela sabe que eu gosto deles. Pode guardar a sobremesa na geladeira sim, aliás, ela também fica muito gostosa geladinha.
    A Jú infelizmente não está sempre comigo para tirar as fotos, mas sempre que estamos juntas é ela quem pilota a câmera. Ela vai gostar de ver que você mandou beijos.

    Bjinhos pra todas

  4. Oi Fabiana! Que bom que tu gostaste do meu blog. Vim conhecer o teu e já vi várias receitas que são a minha cara! Fiquei louca para fazer o risoto de quinua… mas vou ter que esperar um pouquinho porque comecei uma dieta de proteínas pra ver se eu me livro de um sobrepeso chato que anda me assombrando! Assim que eu tiver "alta" vou fazer, certo!!! Já estou até pensando na harmonização… Acho o gengibre e a canela difíceis de harmonizar com vinho, tanto branco quanto tinto. Um espumante certamente cairá bem!

  5. Oláaaa :D
    Obrigada pela visita, aqui estou a retribuir e adorei o teu cantinho.. só coisinhas boas!
    Qt à sopa rabo de boi foi a 1ª vez q esperimentamos e gostei do sabor :D
    Já várias receitas q pedem essa sopa!..
    A tua sobremesa está qq coisa de maravilhosa e boas fotos sim senhor!
    Beijinhos doces**

  6. Fabiana querida, acredita que ainda não fiz nenhuma crumble…hehehe!
    Vou fazer assim como você ensinou para meu próximo jantar com o maridão e servir com sorvete de creme que ele adora, penso que umas framboesas, daquelas congeladas… junto com as frutas também devem ficar ótimo, né?
    Bjuss!!!

  7. Às novas visitantes: sejam bem vindas!! Para as que já frequentam o Figos & Funghis, obrigada pelo carinho de sempre! Fico muito feliz em saber que estão gostando as receitinhas daqui.
    Bjinhos

  8. Crumble é sem comparação. Amo essa sobremesa. Nunca fiz, mas toda a semana como na casa de minha cunhada, que morou mais de 10 anos na inglaterra e troxe de lá essa delícia. A receita é um pouco diferente, a massa leva farinha de trigo, manteiga e açúcar, fica espetacular. Qualquer dia eu tomo coragem e posto lá no blog, rs.

    Bjocas!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.