Cuscuz Caipira de Milho Verde com Frango

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Amo comida caipira, comida de fazenda, me recordam do interior, minha casinha de coração, onde passei uma infância e adolescência muito felizes. Uma das minhas comidinhas caipiras preferida é o cuscuz de milho. Pode ser vegetariano, apenas com milho verde, queijos, tomates, ou incluindo alguma carne, no caso usei peito de frango desfiado. E para completar o cenário de recordações, o mini refratário retangular da foto era da minha bisavó materna, Vó Lena. Delícia de receita, e não foge da proposta rápida/fácil. Só não posso dizer que é light, senão não estaria sendo honesta. Mas olha, vale a fugidinha da dieta.
Ingredientes:
1 cebola grande picadinha
2 tomates sem pele picados
2 dentes de alho triturados
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de farinha de milho
1 xícara de leite
2 espigas de milho verde, debulhadas (as mais práticas podem usar o de lata mesmo, também é bom)
1 folha de louro
1 peito de frango cozido e desfiado
1/2 xícara de salsinha picada
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
queijo meia cura ralado grosso para gratinar
fiozinho de azeite
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto
Preparo: Em uma caçarola refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente o milho verde, o tomate e o peito de frango desfiado. Cozinhe até o tomate começar a derreter. Incorpore metade da medida de leite indicada. Acrescente a folha de louro e metade da salsinha picada. Acrescente a farinha de milho aos poucos, mexendo bem para não empelotar. Acrescente o restante do leite. A consistência é a de mingau, se precisar acrescente mais leite. Tempere com sal e pimenta e passe o cuscuz para um refratário. Cubra com o queijo meia cura ralado e as azeitonas pretas picadas. Regue com azeite. Leve ao forno para gratinar por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno, polvilhe o restante da salsinha picada e sirva bem quente. Pode acompanhar uma salada, legumes cozidos ao vapor e arroz branco.
Hummmm, bom apetite!
Fabiana Pinfildi

8 Comentários para “Cuscuz Caipira de Milho Verde com Frango

  1. Vim agradecer sua visita e seu comentário no meu blog, e aproveitei para dar uma espiadinha.
    E claro, que fui direto para os doces…rs..rs..
    me apaixonei!
    Volto com mais tempo, para pegar algumas recietas.
    bjs

  2. Bibi, voltei nesta receita para dizer que enquanto vc viajava fizemos esta receita no dia do jogo do Brasil e Costa do Marfim, trocamos o frango por atum em pedaços (era o que tinha na casa da Cal…rsrs), trocamos as espigas de milho por milho em lata (vc vai nos matar né…rsrsr, mas é mais fácil…rsrs) e acrescentamos palmito na receita. Ficou uma DELÍCIA!!! Nunca tinha comido cuscuz de atum, mas ficou muuuuito bom!!! Tentem!!! Beijos, Juli Pinfildi.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.