Frango marinado com açúcar mascavo, shoyu e alho

quarta-feira, 06 de fevereiro de 2013

Frango com mascavo e shoyu_F&F

 

Dar uma carinha nova para o filezinho de frango de todo dia não é tarefa fácil, afinal de contas na maioria das vezes por falta de tempo ou de criatividade mesmo acabamos achando mais simples temperar e colocar para grelhar. Mas saiba que com um tiquinho de esforço essa história pode mudar, e fazer daquele seu filezinho de dieta uma refeição cheia de glamour!

 

Uma das coisas mais chatas de fazer dieta é que uma hora o repertório de comida light, gostosa e bonitinha acaba e muitas vezes a força de vontade vai embora junto por conta disso. Para evitar esse tipo de problema o negócio é recorrer a receitinhas diferentes, ainda que seja para mudar apenas o tempero. Este franguinho aqui é uma boa alternativa para fazer grelhado. É marinado por algum tempo numa misturinha de açúcar mascavo, molho de soja e alho, e acreditem, fica bom demais!

 

FILÉ DE FRANGO MARINADO COM AÇÚCAR MASCAVO, SHOYU E ALHO

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 filés de peito de frango bem limpos e gordinhos
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 3 colheres (sopa) de molho shoyu
  • 2 dentes de alho triturados
  • 1 colher (sopa) de óleo de girassol
  • pimenta à gosto

Modo de Preparo: Numa tigelinha misture bem o açúcar mascavo, o shoyu e o alho triturado até que o açúcar se dissolva bem e forme uma pastinha. Esfregue a mistura nos filés de frango, de ambos os lados, coloque num prato, cubra com plástico filme e leve para descansar na geladeira por 30 minutos (mas ele pode passar até 2 dias assim nesta marinada). Aqueça bem uma frigideira com o óleo e grelhe os filés dos dois lados até dourar ou até que esteja no ponto desejado. Adicione pimenta moída a gosto. Sirva em seguida.

 

Para acompanhar os filés de frango fiz uma receita que eu amo e que já foi publicada por aqui antes, que é o Arroz com Grão-de-bico. Confira a receita aqui!

 

Bom Apetite!

 

22 Comentários para “Frango marinado com açúcar mascavo, shoyu e alho

    • Oi Alice, não leva sal mesmo porque o molho shoyu já é bastante salgado. De qualquer forma se você achar que precisa de mais sal fique à vontade para adicionar, afinal como eu sempre digo: pimenta e sal são temperos à gosto :)
      Beijos

  1. Fabi, tem um prato muito bom, acho que é da Indonésia, que é bem parecido com esse.

    A receita é essa aqui:
    Porco Doce com Kecap
    tempo de preparação: 20 min
    Tempo de cozedura: 1h20min
    Porções: 4
    500 g de porco cortado em cubos (usamos filezinho de porco)
    1/4 colher (chá) de sal e de pimenta
    2 colheres (sopa) óleo
    1 cebola grande finamente picada
    3 dentes de alho finamente picados
    5cm de gengibre fresco ralado
    3 malaguetas vermelhas, finamente picadas
    2 colheres (sopa) de kecap manis (como aqui no BR não se encontra fácil, eles falam pra ferver em fogo brando 1 xic de molho de soja+6 colheres de sopa de melaço+3 colheres de sopa de açúcar mascavo fino até o açúcar dissolver completamente. Como não tínhamos melaço na hora, foi só o mascavo mesmo e ficou ótimo!)
    250 ml leite de coco
    2 colheres (chá) suco de limão
    1 – Misture a carne de porco, o sal, a pimenta e o óleo. Aqueça um wok ou um tacho de fundo espesso e cozinhe o porco em pequenas porções em lume médio, até ficar castanho. Retire toda a carne do wok e reserve.
    2 – Reduza para lume brando; adicione a cebola, o alho, o gengibre e a malagueta e cozinhe durante 10 min, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia e dourada.
    3 – Adicione o porco, o kecap manis e o leite de coco, e deixe estufar em lume brando durante 1 hora, mexendo de vez em quando. Deite o suco de limão e sirva com arroz abundante cozido no vapor e malagueta fresca picada.

    Eu simplifico e coloco o porco pra marinar no shouy, açúcar mascavo, alho e gengibre. Refogo a carne, coloco o molho que sobrou com um pouco de maizena, e depois o leite de coco.

    Fica delicioso!

    • Que receita deliciosa Bárbara! Eu amo comida asiática, principalmente Thailandesa e chinesa, mas esta receita eu nunca provei e fiquei cheia de vontade. Deve ficar com um sabor incrível! Muito obrigada por publicar!
      Beijos!

      • :) é d’O Livro Essencial da Cozinha Asiática (aliás, coleção mto boa essa!)
        Faça e me conte depois o que achou…
        Já servi com arroz de jasmim, com purê de batata e com purê de batata baroa (ou cenoura amarela, não sei como é que se chama aí…).
        bjs

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.