Pescada Branca com Pesto Rústico de Ervas e Tomatinhos assados

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Gente, mantendo a dieta de dia de semana por aqui trago hoje uma receita muito, mas muito fácil de pescada branca com um suave molho pesto de ervas mistas e servido com tomatinhos cereja assados. Olha, apesar de fácil, não duvide do poder desta receita, ela fica muito saborosa e tem um perfume delicioso. A idéia surgiu porque o marido ama peixe, eu amo molho pesto e os tomatinhos estavam pedindo para serem usados de uma forma honrosa…hahahah. Se você quiser servir este peixe em um jantar para família ou amigos em uma ocasião especial tenho certeza que vai fazer bastante sucesso. Ah, um detalhe, sempre que eu faço molho pesto, seja para massas ou outros preparos eu prefiro socar todos os ingredientes dele num pilãozinho (como se fosse fazer caipirinha, manja?), dá um pouco mais de trabalho, mas as ervas desprendem um perfume maravilhoso na comida e as amêndoas ou outro tipo de castanha que você esteja usando tornam-se um delicioso purê. Vocês podem perceber pela foto que as ervas ficam mais inteiras do que quando processa-se os ingredientes do molho pesto, eu acho mais bonito assim, bem rústico. Mas se você prefere a praticidade pode continuar usando o seu bom e velho processador ou liquidificador que também fica bom.
Pescada branca com Pesto Rústico de Ervas e Tomates assados
(rende 2 porções)
 
Ingredientes:
2 filés gordinhos e grandes de pescada branca
3 colheres de sopa de amêndoas torradas sem pele
1 punhado de manjericão
1 punhado de alecrim
1 punhado de salsa
1 punhado de hortelã
2 colheres de sopa de azeite
pimenta à gosto
sal à gosto (prefira o sal marinho ou flor de sal que é mais saudável)
400g de tomates cereja
1 colher de sopa de óleo de girassol
 
Modo de Preparo:
Em um pilão ou no processador misture todas as ervas, as amêndoas, o azeite, e amasse bem até formar um purê grossinho. Reserve. Tempere o peixe com pimenta e sal. Coloque o peixe sobre uma assadeira anti aderente untada com 1 colher de sopa de óleo de girassol e cubra-o com o molho pesto. Disponha todos os tomatinhos em torno do peixe e leve para assar em forno médio por 10 minutos. Retire do forno, regue com um pouquinho mais de azeite, ajuste a pimenta e o sal e sirva com salada ou arroz integral e fatias de limão. Com arroz branco também fica delicioso, mas aí fica menos light.
 
Bom Apetite!
 
Fabiana Pinfildi

26 Comentários para “Pescada Branca com Pesto Rústico de Ervas e Tomatinhos assados

  1. Oi Patty, prometo montar um post especial com as fotos, me aguarde!

    Dani, vou passar por lá sim, obrigada! Que bom que aprovou a farofa, é deliciosa mesmo!

    Beijinhos,
    Fabi

  2. Menina você é luxo.
    =)
    A minha tendinite não me permite utilizar o socador (acredita que eu passei o domingo com dor só porque bati uma massa de bolo na mão no sábado? Terrível), masssss, o marido póóóde! Risos…
    Adorei a receita.
    Bjs

  3. Hummm ando aguada de vontade de comer peixe, mas aqui em Sorocaba é complicado, só tem 1 peixaria boa e é super longe de casa, o jeito é comprar em hipermercado e rezar p/ estarem frescos!
    Esse peixinho tá com uma cara incrível!
    Bjs

  4. Que delícia, Fabiana.
    Esta eu vou imprimir sim, para fazer em breve. Estou super virada para o peixinho, e esta receita agradou-me mesmo muito, adorei os ingredientes. :)
    bjs

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.