Risotto de Bacalhau como eu gosto

sexta-feira, 08 de abril de 2011

Ontem tive o prazer e a honra de participar de um evento super exclusivo na casa da chef Heloísa Bacelar a convite do Bacalhau da Noruega. Foi super especial, passamos momentos muito agradáveis e aprendemos praticamente tudo sobre bacalhau, agora só falta aplicar na prática. Estou bolando um post bem bacana sobre o evento e em breve coloco aqui. Mas enquanto isso achei super adequado resgatar esta receita de risotto de bacalhau que eu fiz há algum tempo e ficou simplesmente DIVINA. É uma ótima sugestão para a Páscoa, principalmente se você pretende usar o bacalhau em lascas em vez de postas inteiras, rende bastante e é super econômica.
 
Risotto de Bacalhau
(para 4 pessoas)
 
Ingredientes:
300g de bacalhau em lascas já dessalgado em água gelada
1 e 1/2 xícara de chá de arroz arbóreo
1 xícara de chá de folhas de espinafre
2 tomates grandes picados
1/2 pimentão vermelho em tiras finas
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picadinhos
3 colheres de sopa de azeitonas pretas sem caroço picadas
3 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de vinho branco seco
salsa fresca à gosto
pimenta moída à gosto
1,5 litro de caldo de legumes 
 
Modo de Preparo: Dessalgue as lascas de bacalhau com antecedência em água gelada, trocando algumas vezes. Aqueça 1,5 litro de caldo de legumes ou peixe (eu usei um caldo de bacalhau que fiz em outra ocasião e congelei) e mantenha bem quente durante todo o preparo do risotto. Na sua panela preferida para preparar risottos (eu gosto da wok) aqueça o azeite e refogue nele a cebola e o alho até dourar. Junte o arroz e dê uma fritada rápida nele, aí regue com o vinho branco e mexa até o álcool evaporar. Conforme o arroz for secando vá acrescentando o caldo quente, uma concha de cada vez e não pare de mexer (sempre em fogo moderado ou baixo). Quando o arroz estiver quase al dente acrescente as lascas de bacalhau, as azeitonas e o tomate e o pimentão. Continue mexendo e regando com o caldo até ficar al dente. Quando o arroz atingir o ponto desejado regue-o novamente, mexa e desligue. É pra ficar bem molhado mesmo. Junte as folhas de espinafre, tampe a panela por 2 minutos e regue com azeite. Sirva em seguida.
 
Bom Apetite!
 
 
Fabiana Pinfildi

13 Comentários para “Risotto de Bacalhau como eu gosto

  1. Olha só que risotto mais apetitoso Fabizinha, obrigado por partilhares e este vou ter de fazer pois nesta versão nunca fiz, que lindo ficou e me encheu o olho e alma….

    beijos e bom final de semana!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.