Torta Leve de Legumes e Carne

terça-feira, 18 de maio de 2010

A idéia desta torta deliciosa veio da receita de torta de batatas que minha mãe faz. É uma torta que eu como desde criança e que é uma das minhas preferidas! Minha mãe faz só com batatas e carne moída, e eu fiz com legumes variados, mas vocês sabem que comida de mãe não tem igual né? Então digamos que são duas tortas bem diferentes, e minha e a da Dona Letícia, ok? Agora, pensem numa torta incrivelmente saborosa, macia, facílima de fazer e ainda por cima bem levinha…pois é, irresistível assim mesmo! Por pouco o “quase marido” não devora a torta inteira gente! E eu, na tentativa de servir num vestido slim de noiva em menos de 1 mês, fiquei só no primeiro pedaço, já que a torta é leve mas não é assim uma folha de alface…hahaha.
Torta Leve de Legumes e Carne
(rende 10 fatias grandes)
Ingredientes:
3 batatas grandes descascadas e cozidas
2 cenouras grandes descascadas e cozidas
3 mandioquinhas grandes descascadas e cozidas
1 abobrinha italiana lavada e picada à julienne (cubinhos bem pequeninos)
10 bouquezinhos de brócolis picados
500g de carne bovina magra moída
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 e 1/2 xícara de farinha com fermento
4 ovos levemente batidos
2 colheres de sopa de queijo cremoso light
2 colheres de sopa de óleo de girassol ou canola
4 colheres de sopa de salsa fresca picada
1 pitada de curry
pimenta e sal à gosto
Modo de Preparo: Corte as batatas, as cenouras e as mandioquinhas ainda quentes em cubos e amasse-as com um garfo, grosseiramente (deixando alguns pedaços maiores e outros menores). Coloque em uma tigela e reserve. Em uma panela em fogo alto refogue a carne moída com a cebola, o alho e o curry em 1 colher de sopa de óleo de girassol até a carne ficar bem sequinha e douradinha. Ajuste o sal, desligue o fogo e reserve. Em uma caçarola aqueça 1 colher de sopa de óleo de girassol e refogue rapidamente (apenas 2 minutos) a abobrinha picada e o brócolis. Desligue e reserve. Forre o fundo de uma assadeira de aro removível com papel manteiga e unte com um fiozinho de óleo vegetal. Na tigela onde estão as batatas, cenouras e mandioquinha misture a farinha e os ovos e mexa delicadamente até formar um purê bem grossinho (a consistência fica como a de uma salada de maionese) e então tempere com pimenta e sal. Forre o fundo da assadeira com metade desta mistura de legumes e na outra metade que sobrar na tigela incorpore as aborbinhas refogadas com o brócolis, o queijo cremoso e a salsa picada. Continue mexendo delicadamente para misturar bem. Faça uma camada de carne moída refogada sobre a camada de legumes da assadeira e depois cubra com a outra parte que ficou na tigela. Ajeite bem para que a mistura de legumes cubra toda a camada de carne. Leve ao forno pré-aquecido em 210° por aproximadamente 30 minutos ou até perceber que a superfície está dourada e a massa cozida (se precisar espete um palitinho de madeira na torta, e se ele sair limpo é porque está cozida no ponto certo). Espere esfriar um pouco, passe uma faca pelas bordas, retire o aro removível e sirva acompanhado de salada, frango grelhado ou outro prato de sua preferência. Você quase nem percebe que tem farinha na massa, é só para dar a liga mesmo.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

28 Comentários para “Torta Leve de Legumes e Carne

  1. Hummm Fabiana, adorei esta torta leve. Vou fazer com soja texturizada.

    Gostei da parte em que vc diz que a torta é leve mas não é folha de alface! Imagina se vc vai ter problema de caber no vestido de noiva!!

    Beijinho querida.

  2. Ei Fabiana!
    Estou acompanhando seu blog há um tempinho e tô adorando, viu?!
    Quanta coisa boa!! Já até fiz o quibe vegetariano pra testar… adorei!
    E já que você tá se preparando pra caber no vestido de noiva, felicidades no casamento!!
    beijocas
    ;)

  3. saudaaaaaaaaaaaaaaades!!!!

    amore, vc q é uma moça entendida dos assuntos culinarescos! Por acaso você conhece a manteiga ghee? Já procurei aqui em Brasília e não encontrei. Gostaria muito de poder indicá-la aos meus alunos e pacientes com intolerância a lactose pois ela não tem lactose. Mas infelizmente não encontrei por aqui!!!!

    Aguardo resposta!!!

    beijos

  4. a medida é mesmo 1 xícara e meia de farinha? pergunto pq no final vc diz que nem se percebe a farinha na massa, que é só pra dar liga, e estou achando que, pra dar liga, isso é muito…
    é isso mesmo?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.