Torta Mexicana de Carne e Milho para um almoço preguiçoso

sábado, 10 de abril de 2010

Gente, o nome da receita é improvisado, mas é bem isso mesmo. Não é uma torta tradicional, ela não tem massa. Dei-lhe o nome mexicana porque vai tudo o que eu estou acostumada a ver na maioria dos pratos mexicanos: carne, milho, queijo e pimenta. É uma receita mega fácil e mega rápida de preparar. Daquelas receitas quebra-galho que precisamos quando bate aquela preguiça mas mesmo assim queremos comer algo bem gostosinho. É uma receita da minha mãe, ela sempre faz e fazia muito quando eu era criança. Dei meu toque trocando o requeijão da receita dela por creme de ricota e colocando muita pimenta picadinha por cima. Acreditem, é muito gostosa a tortinha. Querem anotar a receita?
Ingredientes:
(para 2 porções)
300g de carne bovina magra, moída
1 lata de milho verde em conserva, escorrido
6 colheres de sopa de creme de ricota (usei o único que conheço, da Tirolez, mas você pode usar requeijão se preferir)
1 tomate picadinho
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 pimentas dedo-de-moça grandes sem os filamentos internos e sem sementes, bem picadinhas
sal a gosto
salsa fresca picada para finalizar
Preparo: Em uma panela refogue a cebola e o alho no óleo até ficaram douradinhos. Acrescente o tomate, a carne moída e refogue até a carne ficar marronzinha. Desligue o fogo, ajuste o sal e passe a carne para um refratário de vidro. Cubra com uma camada de milho verde e depois com o creme de ricota. Salpique a pimenta picadinha sobre o creme e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média de aproximadamente 220º por 20 minutos, para gratinar. Retire do forno, salpique salsa fresca picadinha, regue com azeite e sirva acompanhada de arroz branco e batata palha, ou com chips de milho, os famosos. Difícil assim! Sucesso garantido e trabalho quase zero na cozinha.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi

34 Comentários para “Torta Mexicana de Carne e Milho para um almoço preguiçoso

  1. Oi Fabi, ficou lindo! Amo a combinação de ingredientes e nunca pensei em fazê-los assim… Hummmm.
    Quanto a blogagem coletiva. Já levei água lá no estádio.
    Bj
    Dani

  2. Queroul, este creme de ricota é bem versátil. Eu na verdade semre utilizo em receitas. Para comer purinho prefiro o cottage que é mais suave. Mas ambos são deliciosos certamente.

    Dani, que bacana que você também foi fazer sua doação. O pouco pra nós pode ser a diferença na vida deles.

    Bjinhos

  3. Adoro estes pratos rápidos de forno! São descomplicados e ficam ótimos (o que não fica bom com queijo derretido, né?). Que legal o teu comentário sobre a viagem que vocês fizeram para a Patagônia! Um dia também iremos, daí te peço umas dicas, rsrsrs… Fabi! Hoje lembrei de ti, fui almoçar em um restaurante árabe que eu amo. Na entrada eles sempre servem três pastas: coalhada seca, homus e ??? Qual é o nome desta terceira? Acho que é feita com beringela. Tu tens a receita? É a minha preferida.

  4. Oi Fa,

    Primeiro quero agradecer os votos pelo meu niver…

    Depois dizer que essa torta ficou bem convidativa…e fui ver bem na hora do almoço com o estômago roncando…

    Agora, vamos às viagens…Tenho certeza que vcs vão adorar o Hawai, se ainda não conhecem…belíssima escolha pra lua de mel, sem dúvida, um outro paraíso!

    Boa semana pra vc,
    Abraço,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.