Uma massa perfeita para uma noite fria

quinta-feira, 09 de junho de 2011

Quando começa a esfriar eu logo penso em comidinhas que sejam capazes de aquecer e ao mesmo tempo que agradem ao meu “espírito guloso de inverno”, e neste quesito as sopas, cremes, massas e risottos não podem faltar porque pra mim são pratos que se encaixam perfeitamente no conceito de comfort food , que traduzindo ao pé da letra são aquelas comidinhas que te confortam e te trazem felicidade instantânea, sabe como é né?! Então, numa noite fria dessas eu achei esta massa perfeita para esse tipo de necessidade, confortar e satisfazer o desejo de algo deliciosamente quente! E assim está provado que não só de sopas, caldos e cremes sobrevivemos ao inverno….
 
Massa para noites frias
(para 2 pessoas)
 
Ingredientes:
250g de massa tipo tagliatelle (ou outra da sua preferência)
2 abobrinhas pequenas cortadas em cubos
1 xícara de cogumelos paris cortados ao meio
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 colher de chá de açafrão em pó (cúrcuma)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
1/2 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa de gergelim preto
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
sal a gosto
pimenta moída a gosto
 
Modo de Preparo: Cozinhe a massa até ficar al dente. Enquanto isso aqueça o azeite numa frigideira larga e refogue a cebola e o alho até começar a dourar. Junte o vinho branco e assim que o álcool evaporar acrescente o açafrão em pó. Agora coloque a abobrinha picada, reduza o fogo e tampe a frigideira até a abobrinha ficar macia (aproximadamente 5 minutos). Assim que perceber que a abobrinha está macia junte os cogumelos e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Depois acrescente o creme de leite e mexa bem. Dose o sal e a pimenta ao seu gosto. Desligue e misture o molho à massa já cozida. Misture neste momento a manteiga e finalize com o gergelim e a salsa picada. Sirva em seguida com um vinho tinto da sua preferência.
 
Sugestão de vinho para esta massa: Vinho Tinto Trapiche, Malbec. Origem: Argentina.
 
Bom Apetite!
 
 
ATENÇÃO: Não deixe de participar do concurso cultural Tirolez / Figos & Funghis, especial para o mês dos namorados que está rolando aqui no blog, CLIQUE AQUI e deixe sua sugestão nos comentários para participar!
 
Fabiana Pinfildi

18 Comentários para “Uma massa perfeita para uma noite fria

  1. Ahhh que delicia esse macarrão!!! E coloca frio nisso!!! É nessa época do ano que eu mais como pimenta! rs… Para ver se esquenta…
    Vou para o chile esquiar daqui a 2 semanas, ai sim estará frio!! Mas confesso que estou super ansiosa para ver oq tem de bom para comer por lá!!!
    Beijos!!

  2. Aninha, a abobrinha combina muito bem com o açafrão e os cogumelos, sou suspeita pra dizer, mas adorei esta massa!

    Li, o vinho não pode faltar com este frio né?

    Carol, eu também amo esquiar! É uma das melhores sensações da vida! Mas nunca fui para o Chile, minha irmã e minha mãe foram e adoraram.

    Beijos,
    Fabi

  3. Oi, Fabiana! Ontem à noite mesmo eu estava batendo a cabeça para fazer alguma coisa para dois com meia abobrinha já cortada…virou refogadinho de frango, mas bem que poderia ter virado molho de massa, hummm. Beijos!

  4. Pingback: #Dia do Macarrão!!! | Figos & Funghis

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.